Notícias

Paraíba participa do início da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

publicado: 18/09/2025 16h20, última modificação: 18/09/2025 16h20
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-09-18 at 09.38.21.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 09.38.20.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 09.38.20 (2).jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou nesta quarta-feira (17), em Brasília-DF, do início da etapa estadual da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A iniciativa do Ministério da Saúde tem o objetivo de conectar todas as unidades federativas a uma plataforma única de interoperabilidade do SUS, garantindo o compartilhamento seguro, ágil e integrado de informações em saúde entre União, estados, municípios e setor privado.

O processo terá duração de 12 meses e será desenvolvido em formato colaborativo, com oficinas presenciais e virtuais, atividades de capacitação e acompanhamento técnico. Cada estado participará com equipes que atuarão em quatro eixos considerados estratégicos: Governança, Institucional, Informação e Informática e Comunicação.

Na Paraíba, a SES indicou representantes em todos esses domínios, assegurando a integração entre as áreas de gestão hospitalar, saúde digital e comunicação. Essa composição garante que o estado contribua de forma articulada para o fortalecimento da RNDS e para a consolidação de uma cultura de uso qualificado de dados em saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, avaliou a adesão como um passo importante na modernização do SUS e no compromisso da Paraíba com a inovação. “A Paraíba tem avançado de forma consistente na regionalização e na digitalização dos serviços. A Federalização da RNDS consolida esse caminho porque transforma a informação em um instrumento estratégico de gestão e planejamento. O grande objetivo é que esse processo resulte em mais eficiência para o sistema e mais qualidade no atendimento que o cidadão recebe em qualquer ponto da rede de saúde”, disse.

Também sobre o impacto da iniciativa, o chefe do Núcleo de Saúde Digital da SES, Fabiano Santana, ressaltou o potencial de integração que a RNDS trará para o estado.“A RNDS é a principal plataforma de interoperabilidade do SUS e a sua federalização garante que os estados passem a usar dados de forma integrada, com segurança e transparência. Para a Paraíba, isso significa conectar hospitais, unidades básicas, vigilância e gestão em um mesmo fluxo de informação. Essa integração melhora a tomada de decisão, otimiza recursos e assegura que o usuário seja atendido com continuidade e qualidade em qualquer serviço do SUS”, explicou.

Com o início da etapa estadual, a Paraíba se une às demais unidades federativas em uma construção colaborativa que transformará a RNDS em uma ferramenta estratégica para todo o país. Além de garantir mais eficiência administrativa e transparência, a iniciativa deve impactar diretamente a vida dos paraibanos, oferecendo atendimento mais seguro, integrado e humanizado em toda a rede pública de saúde.