Notícias

LACEN-PB promove oficina de vigilância laboratorial na 2ª Macrorregião de Saúde

publicado: 16/09/2025 14h24, última modificação: 16/09/2025 14h24
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-09-16 at 14.03.10.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-16 at 14.03.10 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-16 at 14.03.09.jpeg

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN-PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta terça-feira (16), em Campina Grande, uma Oficina de Vigilância Laboratorial voltada para profissionais de saúde da 2ª Macrorregião. O encontro teve como objetivo fortalecer as ações de vigilância epidemiológica e laboratorial, promovendo a integração entre os serviços de saúde e aprimorando os fluxos de envio e análise de amostras.

Durante a oficina, foram abordados temas essenciais para a melhoria da qualidade das análises laboratoriais e para a resposta rápida a agravos de importância em saúde pública. Entre os assuntos discutidos, destacaram-se o cenário epidemiológico da 2ª Macrorregião de Saúde e a identificação e o gerenciamento de não conformidades de amostras e de cadastros.

O evento contou com a participação de mais de 130 profissionais, incluindo representantes de laboratórios municipais, vigilâncias epidemiológicas, vigilâncias hospitalares e coordenações regionais.

De acordo com o diretor do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, o ciclo de oficinas nas Macrorregiões de Saúde é uma estratégia do laboratório para aproximar os serviços demandantes do laboratório de referência estadual. Como resultado, observa-se melhoria nos indicadores de qualidade referentes aos dados epidemiológicos e às amostras, tornando as ações de vigilância laboratorial mais qualificadas, abrangentes e representativas dos cenários dos agravos de interesse em saúde pública em todos os territórios.

Essa é mais uma estratégia do Governo da Paraíba, por meio do Lacen-PB, para fortalecer a rede de vigilância laboratorial, assegurando respostas mais ágeis e efetivas diante de surtos, epidemias e outras situações de risco à saúde pública.