Notícias

Hospital de Clínicas avança na implantação da Comissão para Cuidados Paliativos

publicado: 18/09/2025 15h21, última modificação: 18/09/2025 15h22
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-09-16 at 15.13.06.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-16 at 15.13.06 (2).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-16 at 15.13.06 (1) (1).jpeg

O Hospital de Clínicas de Campina Grande, que faz parte da rede hospitalar do Governo do Estado, nesta terça-feira (15), reuniu integrantes da equipe multidisciplinar, formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogo, juntamente com uma representante técnica da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES - PB), para discutir a implantação de uma Comissão de Cuidados Paliativos na unidade. A ação faz parte da política de fortalecimento e implementação das comissões hospitalares de cuidados paliativos pela SES nas três macrorregiões de saúde.

Os cuidados paliativos consistem em uma abordagem assistencial que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras da vida, proporcionando alívio do sofrimento, dignidade, conforto e acolhimento em todas as fases da doença. Essa prática envolve a identificação precoce, avaliação rigorosa e tratamento de sintomas físicos, além de cuidados de aspectos emocionais, sociais e espirituais. 

De acordo com a representante técnica em saúde da Gerência Executiva de Atenção Especializada da SES-PB, Fernanda Lúcia, os cuidados paliativos representam um passo essencial para qualificar a assistência prestada nos hospitais da rede estadual. 

“A partir da publicação da política nacional de cuidados paliativos, o estado da Paraíba vem pensando estratégias para implementar a política no nosso território. A partir disso, uma das nossas ações vai ser fortalecer as comissões de cuidados paliativos nos hospitais da nossa rede, e melhorar a assistência prestada, aumentando assim a qualidade da assistência, a dignidade e o conforto para esse público que tanto precisa. A implantação dessas comissões reforça o compromisso do Estado em assegurar um cuidado humanizado em todas as etapas do tratamento”, destacou.

O coordenador médico do Hospital de Clínicas, Alisson Mendes, ressaltou o impacto positivo que a iniciativa traz para o trabalho da equipe e para a experiência dos usuários da unidade.“A criação dessa comissão representa um ganho imensurável para o hospital. Passamos a oferecer não apenas tratamento clínico, mas um olhar diferenciado e humanizado, que respeita a história e as necessidades do paciente, ao mesmo tempo em que acolhe seus familiares em um momento delicado”, afirmou.

Com a implantação da comissão, o Hospital de Clínicas amplia sua atuação como centro de referência em saúde, fortalecendo a rede estadual, promovendo cuidado e tratamento humanizado e integral.