Notícias

Hepatites Virais: SES encerra o Julho Amarelo com ações de prevenção, testagem e aconselhamento

publicado: 01/08/2025 12h09, última modificação: 01/08/2025 12h09
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
julho amarelo (6).jpeg
julho amarelo (5).jpeg
julho amarelo (10).jpeg
julho amarelo (9).jpeg
julho amarelo (7).jpeg
julho amarelo (4).jpeg

Com o objetivo de realizar ações de prevenção, testagem e aconselhamento sobre hepatites virais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Condições Crônicas e IST e em parceria com a Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB), encerra a campanha Julho Amarelo - alusivo ao combate às hepatites virais – reforçando o chamado à população para testar, tratar e curar. O encerramento da campanha aconteceu, nessa quinta-feira (31), no Pavilhão do Chá no centro de João Pessoa.

De acordo com a chefe do Núcleo de Hepatites Virais da SES, Rosa Maria Monteiro, a avaliação da ação realizada foi positiva, com todas as atividades planejadas sendo executadas conforme o esperado. “O movimento de pessoas no evento indicou que as equipes mantiveram um bom fluxo de trabalho oferecendo testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, com suporte do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga para os testes que deram reagente, vacinas, momentos de beleza e maquiagem com a Mary Kay, aulas de yoga e suporte para cadastro no Bolsa Família. Participantes receberam camisetas e lanche ao final”, destacou.

A ação ofertou atendimento médico com infectologista à população em situação de rua com avaliações e prescrição de tratamento, no local. E além dos cuidados com a saúde, houve um momento de prática de yoga com as associadas da Apros-PB e a realização de oferta de direitos e assistência social com cadastro para o Bolsa Família. Essas iniciativas visam ampliar o acesso ao cuidado integral, especialmente entre populações mais vulneráveis, reforçando o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde com acolhimento e respeito aos direitos humanos.

Segundo a coordenadora-geral da Apros-PB, Luza Maria, a associação participa de ações como essa para oferecer suporte à saúde e o bem-estar das prostitutas, incluindo testes de saúde, maquiagem e informações sobre benefícios sociais, visando melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. “Essa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC) de João Pessoa, veio também para realizar o CadÚnico e fazer orientações às mulheres e tirar dúvidas. Além disso, sabemos da importância da saúde e todos esses serviços envolvem a prevenção e os cuidados”, lembrou.

A trabalhadora do sexo e associada da Apros-PB, Carol Ferreira, destacou a importância das atividades relacionadas à saúde física e mental realizadas na ação. “Achei muito importante a aula de yoga e os testes rápidos de saúde, especialmente para quem trabalha em ambientes estressantes. A Apros sempre oferece apoio, informação valiosa e fornece orientação contínua sobre cuidados de saúde, distribui materiais preventivos e realiza abordagens para atender a população de rua”, falou.

No encerramento do Julho Amarelo, no Pavilhão do Chá, foram atendidas pouco mais de 50 mulheres que trabalham nas ruas do centro; 128 testes rápidos realizados; 44 doses de vacinas aplicadas; 25 atendimentos de beleza com a Mary Kay; e vários atendimentos médicos com uma infectologista. Além da prática de yoga com 12 participantes, foram distribuídos 80 kits de lanches com os participantes.

A SES reforça o compromisso com o enfrentamento das hepatites virais e orienta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste e, se necessário, iniciar o tratamento para hepatites virais que é gratuito pelo SUS, garantindo qualidade de vida e controle da infecção.