Notícias

Governo da Paraíba oferta cursos de mestrado e doutorado para servidores efetivos da Saúde, Ciência e Tecnologia e Fapesq

publicado: 08/08/2025 11h26, última modificação: 08/08/2025 11h26

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), junto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), ofertarão cursos de mestrado e doutorado para servidores efetivos. O objetivo é promover e estimular a formação dos servidores inseridos na política de desenvolvimento estadual e educação permanente. As inscrições gratuitas, serão no período de 1º a 12 de setembro e poderão ser feitas no endereço eletrônico: https://sigaa.ufpb.br

A secretária executiva de Estado da Receita, Renata Nóbrega, destacou que os cursos são resultado de investimento do governo da Paraíba. “O objetivo é garantir o fortalecimento do SUS, com pesquisa, programa de modelo de decisão em saúde, com as duas secretarias envolvidas. Tudo será pensado junto com essas duas Secretarias para que as pesquisas sejam de intervenção e de melhorias na política pública do nosso Estado”, falou.

Renata acrescentou que os cursos qualificarão ainda mais o espaço da organização e do planejamento da política pública.  “Os cursos foram pensado estrategicamente, alinhado com o nosso Plano Estadual de Saúde, com os objetivos do desenvolvimento sustentável e pesquisas nas áreas de materno-infantil; dos nossos programas estratégicos, como o Paraíba contra o Câncer; da economia da saúde; na questão de custos da nossa rede hospitalar; de vigilância em saúde; regulação; organização de acesso junto dos programas estratégicos, para organização também de política para os agravos e doenças crônicas”, destacou.

O cursos serão conduzidos em uma dinâmica voltada para a formação em serviço, onde as disciplinas e trabalhos de conclusão de curso contemplarão conteúdos inerentes à realidade cotidiana dos alunos, os quais poderão aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no processo de tomada de decisão do cuidado em atenção, gestão e práticas de saúde.

As aulas serão ministradas nos finais de semana, mensalmente, com complementação de conteúdo em plataformas digitais e interativas, fomentando a formação em serviço. Dessa forma, as aulas serão realizadas de modo híbrido. Esta modalidade abarcará polos presenciais, localizados na capital e em cidades do interior do Estado. A depender da disponibilidade, poderão também ser empregados recursos de transmissão de conteúdo via videoconferência, para facilitar o acompanhamento de servidores que, porventura, estejam situados distantes dos grandes centros, como sertão e alto sertão.

Para garantir a qualidade acadêmica e a efetividade da formação, a presença nas atividades programadas no cronograma de aulas, tanto nos polos presenciais quanto em transmissões por videoconferência, é condição obrigatória.

Estão sendo ofertadas 40 (quarenta) vagas, sendo 20 para o mestrado e 20 para o doutorado, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa (Modelos de Decisão e Modelos de Saúde). Caso as vagas não sejam preenchidas, os candidatos que se situem como “aprovados e não classificados”, na área indicada no ato da inscrição, poderão ser alocados nas vagas remanescentes, de acordo com a sua ordem de classificação e a critério da Comissão de Seleção.

Do total de vagas, 20% serão destinadas a candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, o que corresponde a quatro vagas de mestrado e quatro vagas de doutorado.

Todos os detalhes estão no site: https://sigaa.ufpb.br/publico/processo-seletivo/editais/41924050