Notícias

Governo da Paraíba já realizou mais de 6,5 mil castrações de cães e gatos pelo programa Paraíba PET

publicado: 14/08/2025 14h39, última modificação: 14/08/2025 14h39
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
IMG_7993.jpeg
WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.57.18 (1).jpeg
IMG_3397.JPG
WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.57.18.jpeg
IMG_3401.JPG
IMG_3406.JPG
IMG_7996.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou a marca de 6.564 procedimentos de castração de cães e gatos desde maio de 2024, quando tiveram início os atendimentos do Programa Paraíba Pet. A iniciativa fortalece o bem-estar animal e estimula a cultura de proteção aos pets no território estadual.

Somente em 2024, foram realizadas 1.561 castrações, enquanto, em 2025, o número já chegou a 1.794 procedimentos. Além dos serviços realizados pelas clínicas credenciadas, o recorte abrange as castrações realizadas pelo Castramóvel em ações itinerantes e multifeiras realizadas pela SES. 

Além disso, outras 3.209 cirurgias foram realizadas no âmbito do Programa Estadual de Incentivo à Castração e Bem-Estar Animal na Paraíba, que contemplou 23 municípios habilitados, nas três Macrorregiões de Saúde, em conformidade com a Portaria  nº 538/GS, de 22 de abril de 2024. O investimento destinado às ações do programa ultrapassa R$ 1,3 milhão, e reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde e o cuidado animal, aliado à interiorização das políticas públicas.

De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal da SES, Fabíola Rezende, a iniciativa representa um avanço na promoção dos direitos e do bem-estar animal e fortalece a gestão bipartite na saúde pública da Paraíba. "Com esse programa, conseguimos unir ações de saúde e proteção animal, garantindo, junto aos municípios, atendimento gratuito e de qualidade, especialmente para aqueles animais e tutores em situação de vulnerabilidade”, destacou.

O Programa Estadual de Incentivo à Castração e Bem-Estar Animal representou um aporte total de R$ 1.353.126,49, repassados aos seguintes municípios habilitados: Alagoa Nova, Barra de Santa Rosa, Bonito de Santa Fé, Cabedelo, Cajazeiras, Carrapateira, Cuité, Guarabira, Lagoa Seca, Malta, Monte Horebe, Monteiro, Nova Palmeira, Patos, Picuí, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São Mamede, Sumé, Taperoá, Teixeira e Vista Serrana. 

O recebimento do montante é condicionado ao cumprimento das metas, conforme a Portaria nº 494/GS/2025, que dispõe sobre a comprovação da execução dos Planos de Trabalho e utilização dos recursos disponibilizados aos municípios habilitados. Além das cirurgias de castração, a verba repassada aos municípios também cobriu custos com insumos, medicamentos, equipe profissional técnica e logística. 

Paraíba PET

O Paraíba Pet é um programa estadual que promove o bem-estar e a qualidade de vida dos animais, incentivando a responsabilidade e a consciência coletiva sobre a proteção animal. 

O programa conta, atualmente, com duas unidades de castramóvel, que percorrem diferentes regiões da Paraíba realizando mutirões gratuitos de castração. Os atendimentos são agendados previamente por meio da plataforma RegPet, que gerencia e regula todos os procedimentos.

Além das cirurgias, o Paraíba Pet promove, de forma contínua, campanhas educativas, vacinação antirrábica e testagem para leishmaniose, organizando também os ‘Dias D’ de atendimento. As ações fortalecem o trabalho intersetorial entre saúde pública, proteção animal e controle de zoonoses.

A prioridade é atender animais em situação de vulnerabilidade, como os abandonados, acolhidos por ONGs, protetores independentes ou vinculados a projetos cadastrados junto ao Governo do Estado.

O objetivo central do programa é promover a saúde animal, incentivar a posse responsável e contribuir para o controle populacional ético de cães e gatos. A ação também está alinhada à legislação que prevê a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, colaborando para a construção de um banco de dados integrado e eficiente em todo o país.

Atendimento

Quem tiver interesse em cadastrar seu animal e solicitar a castração deve entrar em contato com a Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal pelo WhatsApp (83) 99613-3412 para verificar a disponibilidade de vagas e realizar o agendamento via RegPet.