Notícias

Campanha Setembro Verde é tema de sessão especial da Assembleia Legislativa com Câmara de João Pessoa para debater doação de órgãos

publicado: 17/09/2025 16h21, última modificação: 17/09/2025 16h21
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
IMG_0573.jpg
IMG_0652.jpg
IMG_0605.jpg
IMG_0630.jpg

Na tarde desta segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, em conjunto com a Câmara Municipal de João Pessoa, uma sessão especial para debater, conscientizar e incentivar a população a respeito da importância da doação de órgãos. A propositura foi do deputado estadual Branco Mendes e do vereador Wamberto Ulysses, e contou com a participação da equipe da Central de Transplantes da Paraíba, representada pela diretora Rafaela Dias.

Durante a sessão, foram apresentados os avanços do estado na área de transplantes, que tem registrado números crescentes de doações e procedimentos realizados, desde 2019. Nos últimos seis anos foram registradas 212 doações de múltiplos órgãos e 1.599 transplantes.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a relevância do espaço para sensibilizar a população.
“Setembro Verde é um mês alusivo a causa, mas a gente trabalha todo o ano com o objetivo de cada vez mais fortalecer a politica de doação de órgãos e tecidos no nosso estado. Então falar sobre doação de órgãos é salvar vidas, e Paraíba tem avançado de forma significativa nessa área, mas ainda precisamos conscientizar mais pessoas sobre a importância de dizer sim à doação. Esse debate dentro do Poder Legislativo ajuda a ampliar a mensagem e a fortalecer a rede de solidariedade em torno da causa”, afirmou.

O médico Cássio Virgílio, representando o Conselho Regional de Medicina (CRM), ressaltou o trabalho desenvolvido pela Central de Transplantes e a necessidade do tema estar em pauta constante. “Trazer essa discussão para a Assembleia Legislativa e para a Câmara de João Pessoa é fundamental para que a sociedade compreenda o impacto da doação na vida de tantas famílias. E ressalto aqui o trabalho da Central de Transplantes, a quem eu gostaria de parabenizar, o trabalho da diretora da Rafaela e de todos os membros da central, porque nenhum estado no Brasil teve a evolução que tivemos nos últimos anos, isso é motivo de orgulho e hoje podemos comemorar porque vivemos momentos de glória”, pontuou.

A sessão reuniu parlamentares, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil, reafirmando o compromisso conjunto de fortalecer as políticas públicas e as campanhas de sensibilização voltadas à doação de órgãos na Paraíba.