Notícias
Paraíba recebe nota A+ da STN no 3º Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, em Brasília
A Paraíba foi protagonista no '3º Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal', nesta segunda-feira (15), em Brasília.
O estado foi premiado com a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). É a maior nota que um estado pode receber no que diz respeito à avaliação de sua gestão fiscal.
A nota corrobora a avaliação da Standard & Poor’s Financial Services (S&P Global Ratings), uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, que elevou o rating da Paraíba para brAAA, avaliação mais alta que a agência atribui a um estado, o que reflete a capacidade da gestão de honrar suas obrigações financeiras e atrair novos investimentos.
A Controladoria-Geral do Estado (CGE), que teve papel essencial para consolidar esse reconhecimento pelo STN, juntamente com os demais órgãos da gestão fiscal, foi representada pelo secretário-chefe, Letácio Guedes, e pela contadora-geral, Cláudia Marques.
O governador João Azevêdo disse que esse reconhecimento “atesta a responsabilidade da nossa gestão com o equilíbrio financeiro da Paraíba, o que tem nos permitido fazer um grande volume de investimentos com recursos próprios em obras e políticas públicas”.
Participaram da solenidade, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), os secretários Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Marialvo Laureano (Fazenda).
Informações consistentes
O 3º Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa criada pela STN para reconhecer os Estados e municípios que se destacarem pelo envio de informações contábeis consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), fomentando a transparência e a melhoria da qualidade dos dados sobre as contas públicas subnacionais.
✅Siga o nosso Instagram @cgepb