Notícias

VI Semana Estadual de Controle Interno: gestão de riscos e TransferePB estiveram entre os temas em debate

publicado: 31/07/2025 00h36, última modificação: 31/07/2025 00h44
Participação ativa do público presente, com perguntas aos palestrantes, tem marcado os dois primeiros dias do evento
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
FOTO EVENTO SEMANA.jpeg
FOTO EVENTO SEMANA 2.jpg
FOTO EVENTO SEMANA 3.jpg
FOTO EVENTO SEMANA 5.jpg
FOTO EVENTO SEMANA 4.jpg
FOTO EVENTO SEMANA 6.jpg
FOTO EVENTO SEMANA 8.jpg

Um tema se destacou, no período da manhã, nesta quarta-feira (30), no segundo dia da programação da VI Semana Estadual de Controle Interno: gestão de risco em obras.

Em primeiro momento, houve explanação do tema por Victor Holanda e João Lucas Sarmento, da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) – na primeira foto, com o secretário-chefe da CGE, Letácio Guedes; Eudes Toscano, gerente de Integridade e Transparência da CGE, e Rômulo Polari, presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).  

A palestra tratou do tema ‘Formulação de matriz de riscos dos contratos administrativos para obras e serviços de engenharia no âmbito da Suplan’, com participação de Nathalia Tavares, da Suplan (na sétima foto).

Em segundo momento, ocorreu a mesa-redonda ‘Gestão de Riscos em Obras: Desafios’. Participaram o auditor Eudes Toscano; Rômulo Polari, e Victor Holanda e João Lucas Sarmento, da Suplan.

Participação do público

A participação ativa do público presente, em termos de indagações e pedidos de orientação aos palestrantes, faz jus ao foco do evento: difundir conhecimento no âmbito das questões relacionadas à eficiência do Controle Interno.

Nos dois primeiros dias do evento, iniciado na terça-feira (29), foram apresentados temas relevantes como o efeito das novas regras que regem as licitações, à luz da Lei 14.133/21; as iniciativas de implementação de práticas de integridade em organizações públicas, integradas ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC); a gestão de riscos em obras, e as ações de transparência pública. O Controle Interno como ferramenta essencial para a eficiência da gestão pública.

TransferePB e BBÁgil

À tarde, houve a palestra ‘TransferePB e BBÁgil – Ferramentas para Auxiliar na Gestão de Convênios/Parcerias’, a cargo de Alan Soares, coordenador do TransferePB, e Daniel Sorrentino, gerente de Desenvolvimento de Sistemas, ambos da Codata.

Pelo Banco do Brasil, de modo online, Carolina de Angelis citou que a ferramenta BBÁgil “oferece solução exclusivas para repasse e gestão de recursos financeiros, com controle e dados precisos de prestação de contas. Não existe nada parecido no mercado financeiro”.

Alan Soares mostrou em sua palestra que o Transfere PB tem por foco “fazer o cadastro e o acompanhamento da transferência de recursos estaduais. Envolve questões como cadastro, controle, fiscalização e transparência”.

A programação desta quarta-feira (30) foi finalizada pelo advogado Júlio Serpa, da CGE-PB, que tratou do tema “Regulamentos/Regras de Licitações em Empresas Estatais – o que pode ser utilizado da Lei 14.133’.

                                                                      

✅Siga o nosso Instagram @cgepb